top of page

Escritora Larissa Campos promove oficina criativa em escola estadual no Parque Cuiabá

Com a proposta de levar técnicas de escrita criativa e incentivar a leitura entre  crianças e adolescentes, a jornalista e escritora Larissa Campos, autora dos livros ‘A Casa do Posto’ e ‘Tempos Íntimos’, realizará nesta quinta-feira (27.06), a partir das 8h, a oficina “Do rascunho ao texto", na Escola Estadual Heliodoro Capistrano, no Parque Cuiabá.

 

Essa iniciativa integra o projeto do livro Tempos Íntimos, selecionado no Edital Estevão de Mendonça, da Secretaria de Estado de Cultura (Secel), que será lançado no dia 6 de julho, em Cuiabá. A oficina é destinada a estudantes nas séries finais do Ensino Fundamental, faixa etária de 13 a 15 anos, com abordagem da produção literária no ambiente digital e outras iniciativas (como as fanfics).

 

A autora pontua que diante de estatísticas preocupantes apontando que os estudantes brasileiros não conseguem ler textos com mais de 10 páginas durante o ano letivo [estudo do Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) com a plataforma de leitura Árvore, 2023], é importante desenvolver atividades que estimulem esse contato com o universo da leitura.

 

Nas oficinas, Larissa busca  despertar os participantes para as possibilidades da literatura e dos textos literários. “Converso sobre recursos literários, narrativos, construção da narrativa, mas, sobretudo, convido para que olhem de uma forma afetiva para as suas vidas, para que possam se inspirar nas vivências e nos sentimentos experimentados para escrever, isso vale em qualquer idade e período da vida”.

 

Para a escritora, todos podem ter o impulso da escrita, mas o que vai definir um escritor é a dedicação, já que a escrita exige compromisso. Durante a oficina, ela desmistifica a ideia de que é necessário projetos grandiosos para construir uma narrativa envolvente. Além de conhecer grandes autores da literatura, ela recomenda ler obras de escritores e escritoras contemporâneos e mato-grossenses, para poder se inspirar neles.

 

Tempos íntimos é o segundo livro da escritora que reúne 24 contos que trazem narrativas e personagens centrados na intimidade de personagens escritos entre 2020 e 2022, período crítico em que viveu o isolamento social durante a pandemia de Covid-19. Cada conto traz uma releitura artística a partir da ilustração em aquarela da artista Dani Dias.

 

Sobre a escritora

 

Larissa Campos, 36 anos, é nascida em Manaus (AM), mas foi criada em Mato Grosso. Ela é funcionária pública com formação em Jornalismo e Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A carreira na escrita deslanchou ao ter contos selecionados para as antologias “Ser, nascer e desnascer – Enquanto Mulheres” (Primavera Editorial, 2021) e “Coletânea OFF Flip 2022 – Contos”.

 

O livro “A casa do posto” (Selo Auroras, Editora Penalux) é sua obra de estreia e foi publicada em 2022 retratando o período de quatro anos em que autora e a família moraram em um posto de combustível na Rodovia dos Imigrantes, na Capital de Mato Grosso. Outras informações da Larissa: 





 

SERVIÇO

 

Evento: Oficina de escrita criativa “Do rascunho ao texto"

Data: 27/06 (quinta-feira)

Horário: 8h às 11h (3h de duração)

Local: Escola Estadual Heliodoro Capistrano, Rua 4, Quadra 130, Parque Cuiabá

 

 

1 visualização

Comments


IMG_0829.jpeg

Boas vindas!

Por aqui você encontra um pouco da minha produção como escritora, especialmente contos, poemas e crônicas. Gostou? Compartilhe com outras pessoas.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page